24 projetos do Orçamento Participativo de Oleiros vão a votos entre 9 e 31 de outubro

16333585231612448936Participativo_Principal

A primeira edição do Orçamento Participativo (OP) de Oleiros entra no próximo sábado, dia 9 de outubro, na sua fase de votação. Após um período de análise e supervisão, assegurados por Comissões próprias criadas para o efeito, das 33 propostas inicialmente apresentadas, resultaram 24 os projetos, os quais concorrem a um total de 50 mil euros, distribuídos igualmente entre a categoria Geral e Jovem. Nesta última categoria, apresentam-se 5 projetos a votação. Assim, até ao dia 31 de outubro, os munícipes de Oleiros são convidados a participar na escolha dos vencedores desta edição de estreia do OP.

Para votação dos projetos finalistas, poderá utilizar a página de internet dedicada à iniciativa em https://op.cm-oleiros.pt/, mediante registo prévio, recorrer ao voto presencial, na Câmara Municipal ou nas Juntas de Freguesia ou por sms. A votação será restrita aos cidadãos tenham recenseamento eleitoral no Concelho de Oleiros e cada participante tem direito a um voto e a obrigatoriedade de escolher três projetos. Os resultados finais serão divulgados em novembro.

Nas palavras de Fernando Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, aquando da sessão pública de apresentação do OP, este “dá aos munícipes a possibilidade de poderem decidir como devem ser investidas algumas verbas do Orçamento da Câmara Municipal e permite uma maior interação entre eleitos e eleitores”. Recorde-se que entre os princípios desta iniciativa está o fomento de uma cidadania participativa, ativa e responsável; a promoção do envolvimento dos jovens e da população em geral e o incentivo à interação entre eleitos, técnicos municipais e munícipes na procura de soluções para melhorar a transparência da gestão pública e a qualidade de vida no concelho.