Depois do sucesso da primeira edição da exposição “Foto Disco 25 anos”, a qual teve lugar em maio, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, em Oleiros, Alberto Ladeira volta a expor no mesmo local, de 8 a 15 de agosto, numa mostra fotográfica que vai enriquecer a XII Feira do Pinhal. Integrada dentro do certame, esta será assim mais uma oportunidade para quem ainda não visitou a exposição poder contemplar 25 anos de uma carreira sólida e de sucesso, num périplo por um quarto de século da História de Oleiros.
Segundo o texto de apresentação da exposição, “não existem verdades absolutas nos momentos que constituem a Vida (…) momentos esses, que o autor capta há já 25 anos, sempre com um sentido humanista de recordar e olhar o mundo à nossa volta”.
O autor, natural de Oleiros, é um reconhecido fotógrafo profissional, cujo mérito pelo empreendedorismo e notável carreira percorre o país. Devido à sua seriedade e perseverança, gere hoje uma das principais empresas da região na área da fotografia, a Fotodisco, distribuída por 3 lojas em Oleiros, Castelo Branco e Alcains, tendo sido distinguida em 2003 pela revista especializada “Fotovendas” como a Loja do Ano de 2003.
Alberto Ladeira já participou, ao longo dos anos, em cerca de 40 ações, desde seminários, passando por work-shops e formações, expondo por várias vezes parte do seu trabalho artístico, como foi o caso da exposição “Oleiros – 50 anos em Fotografia”, a qual esteve patente de 26 de outubro a 21 de novembro de 2010, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco.
Sempre ligado à sua terra natal, tem documentado acontecimentos relevantes da vida do concelho de Oleiros, dando um contributo importante para o retrato da história local, assim como tem presidido ao júri de várias edições de concursos de fotografia ambiental promovidos pela Câmara Municipal de Oleiros, estimulando o gosto pela arte e a promoção do património oleirense.