A terceira edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, o qual tem atraído um número crescente de comensais até Oleiros, está agendado para os dias 16, 17, 23 e 24 de Abril. O Festival decorrerá nos moldes das edições anteriores, em 6 restaurantes aderentes. São eles: Casa Peixoto 272 682 250, Ideal 272 682 350, Maria Pinha 934 321 282, Prontinho 272 682 338, Regional 962 511 429 e Slide 965 720 287.
Um apontamento para este ano, será a candidatura do Cabrito Estonado, uma especialidade endógena de Oleiros, ao concurso 7 Maravilhas da Gastronomia, o qual pretende promover e salvaguardar o receituário português, garantir o seu carácter genuíno, promover a exigência de utilização de produtos agrícolas nacionais qualificados e privilegiar a diversidade regional.
O Cabrito Estonado de Oleiros tem bem presente o seu carácter genuíno e autenticidade, sendo confeccionado, desde tempos remotos, exclusivamente em Oleiros. Esta especialidade tem uma forte tradição enraizada no concelho, sendo a sua confecção habitual e uma referência nos hábitos alimentares da população.
Todos estes factores contribuem para que este prato seja um motivo de afirmação do território e constitua um suporte de biodiversidade, garantindo a preservação de actividades silvo-pastorícias, normalmente em regime extensivo ou semi-intensivo, ao mesmo tempo que representa um factor de enriquecimento da gastronomia regional.
Por outro lado, a sua capacidade de atracção é inegável e tem atraído desde os mais credenciados especialistas em gastronomia até ao comum apreciador da boa mesa, facto que tem contribuído para que Oleiros se assuma como destino gastronómico de excelência.