Como já vem sendo hábito, o 3.º mercado do projeto “Os Quintais nas Praças do Pinhal” pautou-se por um enorme sucesso que mobilizou a ida de muitas centenas de pessoas, no passado domingo (dia 13 de janeiro), a Proença-a-Nova. Estes puderam adquirir os produtos hortofrutícolas mais frescos, assim como outros produtos transformados e o mais genuíno artesanato da região.
Ao todo, estiveram presentes cerca de meia centena de produtores do Pinhal um território que está assim a passar uma imagem bastante positiva para todo o país, criando uma marca global de prestígio e passível de retorno turístico. A iniciativa conta já com um merchandising bastante apelativo que tem sido do agrado de todos e que compreende sacos reutilizáveis e aventais.
Também o programa de animação satisfez todos os presentes. Para além dos artesãos a trabalhar ao vivo, houve ainda lugar para uma mostra das atividades musicais do Pinhal. A representar o concelho de Oleiros, esteve o Rancho Folclórico Maltez do Mosteiro, com uma cuidada apresentação de artefactos agrícolas e rurais, num importante contributo nesta iniciativa intermunicipal tutelada pela Pinhal Maior. O evento segue agora para Oleiros, onde no dia 10 de fevereiro (domingo de Carnaval), terá uma animação suplementar com o habitual Desfile de Carnaval do Município, desta vez ligado à temática da (AGRI) Cultura.