Scroll Top

40.º Aniversário do 25 de abril em Oleiros

139876450725_de_abril_net

A iniciativa da Câmara Municipal de Oleiros de comemorar o 40.º aniversário da Revolução dos Cravos revelou-se um grande êxito, superando as expetativas de todos. Para além da existência de um programa bastante completo e variado, da escolha de um local original e muito apropriado para palco dos acontecimentos e da demonstração democrática revelada pela iniciativa, destacou-se um momento cultural de elevada qualidade por parte do grupo musical “Os Amigos do Artur”. Este foi do agrado de todos os presentes na Praça da República de Oleiros, naquela noite de 25 de abril.

O programa iniciou-se pelas 14H30, com atividades destinadas às crianças e jovens do concelho. Assim, na Casa da Cultura de Oleiros decorreu o atelier “Cravos de Abril” e no seu auditório passou o filme “Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros. O palco dos acontecimentos ficou instalado na Praça da República, a qual esteve, nesse dia, interdita ao trânsito. Foi também deste local que pelas 18 horas partiu a Marcha da Liberdade, destinada a todos quantos se quisessem associar.

As celebrações oficiais tiveram início pelas 20 horas com o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros e o hastear da bandeira nacional, no edifício da Casa da Cultura (antiga Câmara Municipal). Seguiram-se depois os discursos oficiais por parte de vários representantes políticos, nomeadamente e por ordem de intervenção: do presidente da Assembleia Municipal, José Santos Marques; do membro da Assembleia Municipal, Fernando do Carmo Dias, do membro da Assembleia Municipal, Pedro Mateus Custódio; do elemento do executivo da Câmara Municipal, António Mendes Dias e do presidente da Câmara Municipal, Fernando Marques Jorge.

Terminados os discursos, tiveram lugar os testemunhos de vivências, na primeira pessoa, por parte de dois ex-Combatentes naturais do concelho: o Coronel António Mateus Alves e o Tenente António Fernandes, aos quais se seguiu a leitura de vários textos e de um poema por parte de quatro alunos do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (Filipa Martins, Maria Mendes, José Rodrigues e Brayone Gonçalves).

As comemorações finalizam com a excelente atuação do grupo “Os Amigos do Artur”, pelas 22 horas. O concerto foi acompanhado por um apontamento de lighting design, a cargo do Grupo Luso Pirotecnia, o qual “pintou” o edifício da Casa da Cultura com as cores da bandeira de Portugal.

Related Posts

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.