Vai realizar-se de 1 a 4 de novembro, a 6.ª edição da Mostra do Medronho e da Castanha, um evento temático que compreende diversas atividades de vários âmbitos. Promovido pelo Município de Oleiros, em parceria com a associação Pinhal Maior, este é já um acontecimento reconhecido nacionalmente e que conta anualmente com a bastante afamada Mostra Gastronómica, Caminhada Rota da Castanha, Maratona de BTT Rota do Medronho, organizada pela associação Pinhal Total e a bem-sucedida Mostra de Produtos Locais numa tenda situada no centro da vila.
O evento começa a envolver cada vez mais a comunidade local, mobilizando ainda os comerciantes locais que aderem a esta iniciativa decorando as suas montras com motivos alusivos às fileiras dos dois frutos em destaque nesta Mostra: a castanha e o medronho. Este último, aliás, o fruto do medronheiro, insere-se na categoria dos pequenos frutos, tal como o mirtilo, cujo mercado está em franca expansão.
O medronho é encarado pelo município de Oleiros como uma oportunidade a considerar, tendo em conta as suas potencialidades e a margem progressão na criação de valor acrescentado. Recorde-se que a procura por esta espécie mediterrânica tem sofrido um forte incremento devido não só à produção de aguardente de medronho, mas também pela sua utilização em projetos de arborização, pela expansão do mercado de comercialização da sua folha para corte, pela sua utilização em compotas e doces ou ainda devido ao crescente interesse pelos pequenos frutos, nos quais este fruto vermelho se insere. Por todos os motivos e devido à adaptabilidade e generosidade da espécie, o município de Oleiros tem apostado nesta fileira e é reconhecido como Capital do Medronho.