Comemorou-se no passado dia 17 de maio o 68.º aniversário da Casa da Comarca da Sertã, o qual foi assinalado com um passeio a Vila de Rei. No âmbito destas celebrações, para além do habitual almoço comemorativo, houve ainda lugar para a realização de uma exposição que retrata uma “Excursão Regionalista da Casa da Comarca da Sertã”, ocorrida a 23 de julho de 1950.
Na época, a visita destes naturais da região ligados à Casa da Comarca da Sertã incluiu visitas à Barragem de Castelo de Bode e à Vila de Amêndoa, receção em Vila de Rei pelas edilidades, cortejo que atravessou a rua principal em direção aos Paços do Concelho, almoço convívio na esplanada do Castelo e regresso a Lisboa.
Os excursionistas de 1950, com a Direção da Casa da Comarca da Sertã, saíram de madrugada, precedidos por um automóvel conduzindo os jornalistas dos jornais “Século”, “Diário de Notícias” e “Diário Popular”. Deram entrada em Vila de Rei pelas 13 horas, sendo “esperados pelo povo, autoridades administrativas e eclesiásticas”, onde não faltaram centenas de morteiros e foguetes, colchas às janelas e pequenas bandeiras. Recorde-se que a Casa da Comarca promovia estas visitas/passeios ao território com o intuito de estabelecer uma ligação mais cordial entre todos os concelhos que a integravam.