Os motores começaram a aquecer num barulhento coro composto por cerca de 150 motorizadas que arrancaram para o tão esperado pequeno-almoço. Habitualmente abundante e variado, o pequeno-almoço desta 8ª Concentração teve lugar no novo empreendimento turístico de Oleiros “Refúgios do Pinhal”. Neste local, com casas de pedra recuperadas, levadas, um moinho de água, um forno a lenha e toda a envolvente deram-se as boas-vindas da melhor forma aos mais de 160 participantes que aproveitaram para conhecer este refúgio.
A viagem seguiu, como já é apanágio destes passeios, por paisagens únicas e recantos de natureza em estado quase puro. Sítios como Mosteiro, Vale do Souto, Sabugal, Sobral, Cavalo e Ribeirão, fizeram parte de um percurso variado e às vezes intenso. A nuvem de fumo acentuava-se nas subidas mais íngremes por onde estas fiéis companheiras passavam.
No recinto de festas do Sobral, mais uma paragem para abastecimento dos condutores e descanso das motorizadas que acusavam o cansaço de um dia muito quente.
Em dia de engalanar as relíquias, os seus donos passeavam orgulhosos as obras primas. De volta ao centro da vila de Oleiros, a última paragem fez-se no restaurante “Maria Pinha”, onde os esperava o apetitoso e tradicional cozido à portuguesa para terminar em pleno esta manhã preenchida.