Novo nome, novas ideias… Mas o mesmo espírito de convívio e aprendizagem entre todos! A sala de conferências da Casa da Cultura recebeu ontem, 19 de outubro, a aula inaugural da Academia Sénior de Oleiros, perante uma plateia lotada com alunos, professores e coordenação deste renovado projeto.
“Achámos que era importante introduzir algumas mudanças no projeto que anteriormente se intitulava Universidade Sénior. Temos de estar em constante renovação e adaptarmo-nos aos tempos atuais, o que com o vosso espírito jovem e abertura para aceitar novos desafios, torna tudo mais fácil”, começou por dizer o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, referindo ainda a total abertura do executivo para ouvir as sugestões que possam surgir.
Telma Veríssimo, uma das coordenadoras da Academia Sénior em conjunto com Helena Pedro e Joana Martins, apresentou a todos os presentes o plano para este ano letivo, destacando sobretudo as novidades: as disciplinas de Walking Football, Inglês e Costura. No entanto, diferenças em relação ao ano anterior não se ficam por aqui! “À margem destas, teremos ainda a possibilidade da realização de workshops – que para já se iniciam com danças de salão e culinária –, a implementação de Atividades Intergeracionais, que irão juntar os mais experientes aos mais jovens, e ainda o facto de agora pertencermos à Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS). Todos os alunos e formadores ficarão associados e terão direito a um cartão, que lhes dará descontos em vários locais de lazer e serviços”, explicou.
Paulo Urbano, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, lançou um desafio a todos os presentes: uma exposição de final de ano composta por vestidos de casamento de outros tempos. “Foi há oito anos atrás que iniciámos esta aventura, sempre com a ideia de vos proporcionarmos um envelhecimento ativo. As experiências têm sido positivas e este ano o nosso desejo é que seja um ano de alegria, convívio e amizade”, sublinhou.
A Academia Sénior de Oleiros é agora parte integrante do Setor de Desporto, Juventude e Envelhecimento Ativo, contando em 2023/24 com 125 alunos e 14 formadores permanentes.