Scroll Top

Ação de voluntariado para controlo de plantas invasoras

Encontram-se abertas até ao dia 11 de maio as inscrições para participar na Ação de Voluntariado “Controlo da Plantas Invasoras – Descasque de Acácias”.

Esta ação decorrerá na Fraga de Água d’Alta, no Orvalho, no dia 13 de maio, entre as 9H30 e as 13H.

Plantas invasoras são plantas não nativas que se desenvolvem muito rapidamente e escapam ao controlo do homem, causando impactes ambientais e económicos negativos.

Exemplo disso, é a Acacia dealbata, vulgarmente designada por “mimosa”, proveniente do Sudeste da Austrália (Nova Gales do Sul, Vitória) e Tasmânia e que, atualmente, é considerada uma das piores espécies invasoras em ecossistemas terrestres em Portugal continental, por um lado devido à facilidade de dispersão das suas sementes que germinam intensivamente após a passagem do fogo ou após perturbações, e por outro devido à capacidade de reprodução vegetativa, formando vigorosos rebentos de touça ou raíz após o corte.

Para além dos seus impactes conhecidos na saúde humana (alergias), acarreta fortes impactes nos ecossistemas (pelos seus efeitos de alelopatia, diminuição do fluxo das linhas de água, agravamento da erosão dos solos e alteração da sua composição, favorecimento do seu próprio crescimento e de outras espécies invasoras), e também impactes económicos relacionados com a diminuição de produtividade e com os custos elevados na aplicação de medidas de controlo.

Esta ação de voluntariado prende-se precisamente com um dos métodos mais económicos utilizados no seu controlo: o descasque, pela remoção de toda a casca e câmbio vascular até à superfície do solo, se possível até à raiz.

Insere-se no âmbito de um projeto de colaboração entre o Município de Oleiros, a Naturtejo, a Abastena – Sociedade Abastecedora de Madeiras, Lda. e o Centro de Ecologia Funcional (CEF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que tem por base o apoio ao desenvolvimento de projetos de intervenção na Fraga de Água d’Alta (candidata a Monumento Natural), bem como a iniciativas e projetos de sensibilização e valorização ambiental.

Os voluntários deverão munir-se de luvas, tesoura de poda, canivete ou serrote pequeno.

O transporte é gratuito a partir de Oleiros e a inscrição inclui reforço alimentar no final da ação.

Para inscrições e/ou informações deverá utilizar os seguintes contactos: gflorestal@cm-oleiros.pt ou 272 680 130.

Related Posts

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.