Já foram colocadas as comportas no açude recentemente construído a jusante da centenária Ponte Grande da Torna, no âmbito do projeto “Requalificação da Ribeira de Oleiros”. A intervenção resulta de uma candidatura efetuada pelo município ao PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), mais concretamente, à Ação 3.2.1 Conservação e Valorização do Património Rural, na sua Medida 3.2 – Melhoria da Qualidade de Vida, a qual pretende aproximar a população daquele histórico curso de água.
Para além de potenciar a criação de um espelho de água – com o consequente embelezamento paisagístico do local e a possibilidade de realização de atividades de recreio e lazer -, este ponto de água terá uma dupla funcionalidade, no âmbito do combate a incêndios, nomeadamente no que se refere ao abastecimento de água aos bombeiros.
A Requalificação da Ribeira de Oleiros compreende uma extensão de 2.300 m, junto da linha de água, numa operação vasta que contempla a sustentação de terras, a limpeza da galeria ripícola, a regularização das margens, a beneficiação de uma ponte pedonal existente e a colocação de painéis interpretativos, bancos e papeleiras, sempre em perfeita harmonia com o ecossistema ripícola.