Foi hasteada ontem a Bandeira “Praia Acessível” na Praia Fluvial Açude Pinto pelo terceiro ano consecutivo.
Neste ato simbólico, estiveram presentes além do Vereador Paulo Urbano, Margarida Nunes da ARH do Tejo e Oeste (Agência Portuguesa do Ambiente) e Vitor Carmona da TSA, Representante da Autoridade de Saúde.
Para que esta zona balnear tenha sido considerada acessível, estão reunidas um conjunto de condições tais como, acessos pedonais fáceis e livres de obstáculos a partir da via pública envolvente, acesso pedonal até à zona de banhos, estacionamento com lugares reservados para viaturas ao serviço de pessoas com deficiência, instalações sanitárias adaptadas, existência de nadador salvador, entre outras.
O galardão “Praia Acessível – Praia para Todos” integra-se num projeto que começou em 2005 e que resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal.
O principal objetivo é garantir que as zonas balneares asseguram condições de acessibilidade para uma utilização universal, independentemente da idade e possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
Relativamente à qualidade da água da Praia Fluvial Açude Pinto no ano de 2015, esta foi considerada pela APA como excelente, a exemplo do que já tem acontecido em anos anteriores.