Alerta de burla: falsos profissionais de saúde e de operadoras de telecomunicações

1584973285Covid_Alerta

A Guarda Nacional Republicana alerta para a ocorrência de burlas relacionadas com a pandemia de Covid-19. Em comunicação feita à população, a GNR alerta: “Se lhe baterem à porta para fazer um rastreio ao COVID-19 ou Corona Vírus, ou oferecer serviços de telecomunicações, desconfie e contacte a GNR”.

Numa zona envelhecida como é o nosso concelho, e sabendo que idosos que vivem em zonas isoladas são o principal alvo deste tipo de burla, o alerta é redobrado. Assim, o Município pede aos familiares de idosos que os contactem e alertem para este facto. Relembramos que, a equipa de apoio social extraordinário do Município só aborda pessoas que contactaram previamente a linha (933 570 653, de segunda a sexta-feira, das 9H às 12H30 e das 14H às 17H30). A GNR informa ainda que “os métodos utilizados passam por, de forma credível, bater à porta das vítimas fazendo crer que, no âmbito da situação vivida no nosso país, são profissionais de saúde e que pretendem rastrear os idosos quanto ao COVID-19 ou, noutros casos, a dar conta da oferta de serviços de telecomunicações. Em ambos os casos, os idosos acabam por ser vítimas de furto”. Neste sentido, alertamos que nem os profissionais de saúde, nem os funcionários das operadoras de telecomunicações se dirigem a casa dos cidadãos.

O nosso esforço é o de fazer chegar esta informação a toda a população, através dos meios digitais, através das Juntas de Freguesia, através da nossa equipa de apoio social extraordinário, e através de si…Ajude-nos a partilhar esta informação! Ao partilhar está a ajudar a proteger de burlas e fraudes aqueles que são mais vulneráveis.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.