De 27 a 30 de junho, 22 estudantes do 10.º ano do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), acompanhados por representantes do AEPAA e do Município de Oleiros, visitaram Estrasburgo e Colmar.
Em Estrasburgo o grupo visitou a Cathédrale Notre Dame de Strasbourg, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea e locais como a Place Gutenberg, a Petite France ou o Museu da Alsácia. Numa viagem cultural inesquecível, os alunos puderam apreciar bairros classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.
Para além da visita ao Parlamento Europeu, foi ainda possível realizar um cruzeiro pelos canais da cidade medieval, tendo sido possível apreciar o desenvolvimento da cidade que tem raízes fortes, tanto na cultura francesa como na alemã, bem como contemplar o exterior do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Entre o Reno e as Montanhas des Vosges, junto à planície alsaciana, séculos de trabalho criaram uma das mais belas paisagens vinícolas de França. No Alto Reno, os participantes visitaram a aldeia medieval de Riquewihr, famosa pelo vinho da região (sendo uma das castas principais a histórica Riesling. Esta região é famosa pelo seu mar de vinhedos e é, ao mesmo tempo, a face da Alsácia rural e medieval.
A visita a Colmar, onde se realiza anualmente um famoso mercado de Natal, foi outro dos pontos altos da viagem. Esta é também a cidade natal do escultor Fréderic Bartholdi, autor da Estátua da Liberdade de Nova Iorque. Destaca-se ainda a visita à Petite Venise e ao Marché Couvert.
No final todos consideraram esta uma experiência enriquecedora em termos culturais, contribuindo para a formação pessoal e cívica dos estudantes do AEPAA.
A iniciativa insere-se no atual Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) e foi totalmente suportada pelo Município, com o objetivo de levar os jovens de Oleiros a descobrir novas culturas.