Alunos do concelho de Oleiros destacam-se em concurso escolar

1306747893Geonaturescola

No âmbito de um concurso escolar lançado no ano lectivo 2010/2011, pela Comissão Nacional da UNESCO e pelos Geopark Naturtejo e Geopark de Arouca, os alunos de Oleiros destacaram-se com os seus trabalhos sobre “Recursos Naturais para a Sustentabilidade”. Assim, na categoria Pré-Escolar e 1.º Ciclo, foi vencedor o Jardim-de-infância de Oleiros, seguindo-se o Jardim-de-infância do Estreito e do Orvalho (2.º e 3º lugares). Já na categoria, Ensino Secundário, a Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade (Oleiros), recebeu o 2.º prémio. Entre visitas, saídas de campo, ateliers de fósseis, desportos de aventura e máquinas fotográficas, a totalidade dos 45 alunos das várias escolas do concelho honraram bem o território e mostraram, uma vez mais, o seu profundo conhecimento sobre Desenvolvimento Sustentável.

Recorde-se que o Concurso Escolar “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” (DEDS), subordinado ao tema: “Recursos Naturais e Sustentabilidade”, consistiu numa actividade dinamizada no  âmbito da “Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” (2005-2014). O tema do concurso foi escolhido tendo em conta que as Nações Unidas declararam 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade e 2011 como o Ano Internacional das Florestas.

Esta foi uma acção dinamizada pelo Geopark Naturtejo e que se inseriu nos Programas Educativos Escolares destinados a todos os alunos e professores dos estabelecimentos de ensino público e privado inseridos no território do Geopark Naturtejo. O objectivo passou por sensibilizar alunos e formandos e por seu intermédio, os habitantes do território do geoparque para a temática, estimulando a curiosidade das crianças e jovens para os objectivos da DEDS, incentivando-os a produzir cartazes, maquetes, filmes, trabalhos escritos e protótipos.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.