Alunos do concelho visitam VALNOR

1354190382VALNOR

O município de Oleiros promoveu, no passado dia 27 de novembro, uma visita pedagógica ao Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos de Avis, da VALNOR. A iniciativa, inserida no âmbito da Semana Europeia dos Resíduos, destinou-se aos alunos do 4.º ano do concelho que puderam assim compreender melhor as três áreas de intervenção do Centro ao nível dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), da Recolha Seletiva e da Reintegração de Resíduos.

Os processos inerentes ao tratamento de veículos em fim de vida (VFV), de óleos alimentares usados e dos vários tipos de resíduos: urbanos biodegradáveis (RUB), de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e volumosos, assim como a recolha de pneus, foram as temáticas abordadas ao nível dos RSU.

Já no que se refere à Recolha Seletiva, para além da questão da importância da separação nos diferentes ecopontos, a visita abordou as vantagens ambientais, económicas e sociais da reciclagem. Por último foi ainda abordada a questão da Reintegração de Resíduos, onde questão da compostagem teve um destaque significativo.