Scroll Top

Ampliação e remodelação do quartel dos Bombeiros

1482166292BVO

O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros será alvo de um processo de ampliação e remodelação no valor de aproximadamente 521 mil euros.

As obras a realizar têm como objetivo tornar o edifício o mais operacional possível e desta forma possibilitar um melhor desempenho por parte dos seus elementos.

No edifício existente as obras a realizar são de remodelação, surgindo uma nova organização, especialmente no rés-do-chão.

Aqui serão criados espaços direcionados ao comando, controlo e telecomunicações, instalações sanitárias masculino/ feminino e para pessoas com mobilidade reduzida.

Numa zona mais reservada, serão criados arrumos (material de limpeza), arrecadação (fardamento) e lavandaria.

Na zona próxima do parque de veículos existirá a sala do bombeiro com uma copa, para que possa haver uma atuação mais rápida.

No piso 1 surgem também três novas salas de formação com estruturas amovíveis de modo a permitir as diferentes utilizações deste espaço.

A ampliação do edifício, numa área total de cerca de 1200 metros quadrados tem por objetivo centralizar todas as operações num só piso.

Desta forma, as atuações operacionais podem ser valorizadas, sendo mais rápidas e eficientes, reforçando assim a capacidade de atuação dos seus elementos.

Relativamente ao novo parque que também se localiza no rés do chão, terá agora dimensões para receber todas as viaturas de combate a incêndio.

Surge ainda uma zona de vestiários com cacifos para ambos os sexos, camaratas, vestiários, balneários e sanitários, colmatando a falta de condições das instalações antigas e ainda a distância destas à zona do parque de viaturas.

O espaço exterior também vai ser alvo de intervenção, definindo espaços de circulação de acesso ao edifício a remodelar, com estacionamentos bem definidos e pequenas zonas ajardinadas.

Assim sendo, fica bem evidente o parque de viaturas, podendo as mesmas sair numa situação de emergência de uma forma rápida e eficiente.

Esta obra possui uma candidatura aprovada no âmbito do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) com o financiamento comunitário aprovado de cerca de 442 mil euros e de 78 mil euros integrados no contrato-programa a realizar entre o Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

A ampliação e remodelação do Quartel de Bombeiros é uma obra de extrema importância para todo o concelho, onde a floresta é a maior riqueza.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.