O Município de Oleiros obteve aprovação da candidatura ao programa “Contratos Locais de Desenvolvimento Social, 3.º Geração” (CLDS, 3.º G), tendo como entidade coordenadora a Pinhal Maior (Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul), com uma dotação a três anos de 450 mil euros. Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) enquadram-se no Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE), do Portugal 2020.
Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), destinam-se a promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada através de ações, a executar em parcerias, que permita contribuir para o aumento da empregabilidade, o combate a situações críticas de pobreza, da exclusão social de territórios vulneráreis e fortemente envelhecidos.
Ao longo de três anos, serão desenvolvidas ações que se enquadram em quatro eixos de intervenção:
Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação;
Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;
Eixo3 – Capacitação da Comunidade e das instituições;
Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades.
Neste sentido, haverá um espaço destinado ao projeto nas infraestruturas dos Paços de Concelho que entrará em funcionamento no dia 7 de Dezembro do presente ano, contando com uma equipa especializada de três técnicos.
Assim, no sentido de impulsionar a coesão territorial, Oleiros está agora mais capacitado para uma mudança social efetiva, melhorando a qualidade de vida e bem-estar da população, especialmente afetada pelo desemprego, isolamento e envelhecimento.