A 14.ª Feira do Pinhal, que irá decorrer em Oleiros de 6 a 9 de agosto, foi ontem apresentada à comunicação social, numa conferência de imprensa que teve lugar no auditório do Hotel Santa Margarida, em Oleiros. Assumindo-se como uma feira temática em que o pinhal é a marca dominante, o evento aposta na inovação e na diferenciação, sendo uma referência pelo tema que lhe é inerente: a floresta e o seu uso múltiplo.
O mote desta edição será a inovação associada a reafectação dos recursos florestais, sensibilizando para novas formas de exploração florestal, como é o caso de mobiliário feito a partir de paletes. Este ano houve um esforço em trazer ao evento os diversos agentes ligados ao setor florestal, nomeadamente, as empresas locais.
A aposta desta edição passa pela qualidade e diferenciação e nesse sentido, houve uma rigorosa e criteriosa seleção ao nível dos expositores, 135 no total. Também o recito da feira foi repensado com a criação de áreas temáticas, com a concentração de todos os espaços no recinto (como exposições, os palcos e o espaço de animação infantil) e a recriação de outras áreas existentes como o espaço destinado à restauração.
Um apelativo cartaz é outro dos pontos fortes que caracterizam o evento, este ano com a atuação de Rui Veloso (dia 6), Adriana Lua (dia 7) e Os Azeitonas (dia 11). No dia 8 a Pirotecnia Oleirense apresenta “Noite de Estrelas”, um espetáculo integrado de multimédia com orquestra ao vivo, video mapping, iluminação e pirotecnia, sob o tema da 7.ª Arte. Na madrugada de 10 para 11 de agosto – Dia do Concelho será apresentado o espetáculo piromusical “Ritmos”.
A feira encerra este ano com chave de ouro, no dia 9 de agosto (sábado), num dia bastante mediático para o concelho. Neste dia, para além da emissão do programa da RTP1 Verão Total a partir de Oleiros, arranca aqui a 9.ª etapa da 76.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. A etapa corresponde ao Contrarrelógio Individual (CRI) da prova, porventura a mais desafiante etapa de toda a competição, com toda a adrenalina e emoção que traz ao território.