Apresentação de livro sobre o luto encheu auditório

1478101364livro_luto_low

O auditório da Casa da Cultura de Oleiros, foi pequeno para a quantidade de pessoas interessadas em assistir ontem à apresentação do livro do pároco José António Ribeiro Gonçalves, “Luto: Realidade necessária e desafiadora – Vivências e interpelações pastorais na zona do Pinhal Interior Sul”.

Além de amigos e colegas, o facto de ser “um filho da terra” fez com que muitos oleirenses quisessem assistir a este momento.

Com o alto patrocínio do Município de Oleiros, que suportou todos os custos de produção, e com edição da RVJ Editores, este livro é o resultado do trabalho de mestrado de José António Gonçalves e constitui uma ferramenta de análise a um tema do qual não é fácil falar.

A cerimónia de apresentação, foi presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, sendo o livro apresentado pelo Prof. Dr. Jerónimo Trigo da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa que acompanhou o autor neste processo e que escreveu o prefácio da obra.

Apesar do tema sensível, a cerimónia foi pautada pelo sentido de esperança e de positividade para “uma realidade pela qual todos temos de passar”.

José António explicou que este livro era um projeto desejado há muito tempo e que só foi possível com o apoio do Vice-Presidente, Victor Antunes, e mais tarde do próprio Presidente da Câmara, Dr. Fernando Jorge.

Tendo sido nascido no concelho e com a forte ligação que tem a Oleiros, o autor confessou que o livro só podia ser ligado a esta terra, fosse qual fosse o tema.

Acima de tudo a mensagem foi de agradecimento, aos familiares e a todos os que permitiram que este projeto passasse a ser uma realidade.

“Luto: Realidade necessária e desafiadora” aborda o luto em várias vertentes: o que o constitui, como se manifesta, como se caracterizam essas manifestações, as recusas, os tipos de luto, as diferentes reações.

É também feita a descrição de vivências do luto na Zona do Pinhal Interior Sul associando-as a tradições e à comunidade.

Por fim, é abordado: o que fazer para ajudar pessoas ou a família em luto, a importância de perceber o fim do luto e ainda algumas sugestões pastorais no que se refere ao acompanhamento de pessoas em luto.

O autor, José António Ribeiro Gonçalves nasceu em Roda, no concelho de Oleiros.

Residiu e completou os seus estudos básicos no concelho de Oleiros, tendo seguido para fora de modo a alcançar a licenciatura e mestrado que possui.

Desde 1995, desempenhou e ocupou vários cargos na Diocese de Portalegre – Castelo Branco.

O livro está disponível para aquisição na Biblioteca Municipal e no Posto de Turismo, cujos lucros revertem para instituições de cariz social.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.