Até 26 de maio na Galeria Municipal do Pavilhão Multiusos de Oleiros conheça o resultado da maestria e delicadeza no manuseamento do barro de Delfim Manuel, o artista que traduz exemplarmente nas suas peças a iconografia do figurado popular tradicional. Intitulada “Por Nós…Ressuscitou!”, a exposição foi inaugurada no sábado, dia 30 de março, pelo executivo da Câmara Municipal de Oleiros, com a presença de meia centena de artesãos e colecionadores de arte de vários pontos do país. O momento foi abrilhantado por um momento musical.
Delfim Manuel declarou-se “sensibilizado” com a exposição em seu nome em Oleiros, “uma vila que embora distante dos grandes centros, se posiciona ao lado dos artesãos, locais ou não, já que o Município apoia a fixação de artistas. Oleiros transmite esta alegria às pessoas que trabalham nas artes”. Delfim Manuel confessou mesmo que no mundo artístico, o nome de Oleiros começa a ser conhecido e reconhecido. “No nosso meio vamos falando de Oleiros, é uma terra que é conhecida por dar atenção às artes. Tenho de dar os parabéns por essa coragem e ousadia de fazerem um projeto fantástico na área do artesanato, trazerem artesãos para este concelho”, referiu o Delfim Manuel que se disponibilizou, “apesar do pouco tempo livre”, a regressar a Oleiros para dinamizar ateliers de olaria.
“Com certeza que vamos agarrar a sua disponibilidade com as duas mãos”, respondeu de imediato Miguel Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, que garantiu a continuidade do apoio municipal à cultura. “Esperamos que esta aposta possa culminar na construção da sede da rede de Artes e Ofícios do Concelho”, indicou Miguel Marques.
Delfim Manuel é um nome maior no mundo diverso, plural e riquíssimo do artesanato português. O seu talento é reconhecido pelos colecionadores de artesanato, pela imprensa e pelos prémios que tem alcançado a nível nacional. “É a concretização de um sonho conseguir trazer a Oleiros um artista com a qualidade do Delfim Manuel”, referiu Paulo Urbano, Vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros.
Durante o dia, o grupo de amigos, artistas e colecionadores da arte de Delfim Manuel visitaram oficinas de alguns artesãos, onde poderão conhecer o projeto de rede de Artes e Ofícios de Oleiros, mas também muito do que aqui existe de atrativo turístico e do que se faz em termos artísticos. No Pavilhão Multiusos oito artesãos com as suas peças receberam este grupo de “excursionistas culturais”.