O Município de Oleiros em parceria com o Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS), promoveu o Concurso “Artistas Digitais” que pretende incentivar a criatividade das crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar ou os 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
O desafio era a realização de trabalhos de desenho e de texto com recurso à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, a partir da temática “Riscos e Proteção Civil – Se Acontecer, saberei o que fazer”.
O objetivo era refletir sobre quais os comportamentos de segurança e de prevenção, e sobre o que fazer perante riscos a que podemos estar sujeitos.
O Município atribuiu prémios aos três trabalhos com maior classificação e um prémio à Escola do Aluno vencedor do 1.º Prémio. Em 1º lugar ficou Pedro Alexandre Raimundo Espinho (4º ano AEPAA) que recebeu um Tablet.
A escola, à qual pertence o aluno que ganhou o 1º prémio, ganhou um computador portátil, neste caso, a sala do 4º ano da escola básica do AEPAA.
O 2º lugar foi entregue a Guilherme Lages Milheiro (4º ano AEPAA) que ganhou um Tablet. Em 3º lugar Ana Rita Mendes Alves (Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros) teve como prémio uma Mesa Digitalizadora.
Este concurso inseriu-se, a nível concelhio, nas Comemorações do Mês da Proteção Civil sendo que os trabalhos dos alunos oleirenses ficarão também habilitados aos prémios do Concurso promovido pelo CCEMS (a nível nacional) além dos prémios já atribuídos pelo Município de Oleiros.
O Centro de Competência “Entre Mar e Serra” promove, desde o ano letivo 2000/2001, a iniciativa “Artistas Digitais”, para alunos do Pré-escolar ao 2.º CEB, promovendo o uso criativo da tecnologia como pretexto para abordar a temática dos Valores em contexto escolar.