Foi assinado no passado dia 29 de julho, no Salão do Ministério da Administração Interna, em Lisboa, um protocolo estabelecido entre a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul (CIMPIS) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para aquisição de equipamento de Proteção Individual para combate a incêndios em espaços naturais.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo e nela esteve presente o presidente da CIMPIS, José Santos Marques. Recorde-se que daquela Comunidade Intermunicipal fazem parte as Câmaras Municipais de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.
O protocolo, resultado da candidatura da CIMPIS ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), vai permitir equipar os corpos de bombeiros com capacetes, cogulas (capuzes de proteção), calças, dólmens, luvas e botas, num total equivalente a cerca de 220 equipamentos completos.
O valor do investimento elegível é de 117.295 euros, a que corresponderá uma comparticipação do fundo de Coesão a uma taxa de 85% no valor de 99.700 euros e uma contrapartida nacional de 17.595 euros, repartida igualmente pela CIMPIS e pela ANPC.
Numa região constituída na sua maioria por zona de pinhal e onde os incêndios florestais representam o principal flagelo dos espaços florestais, este acordo assume uma especial importância no apetrechamento das corporações de bombeiros do Pinhal Interior Sul.