Assinatura do Contrato de Financiamento da intervenção na Capela de S. João Baptista de Cambas

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Realiza-se no próximo dia 25 de maio, pelas 18 horas, na Junta de Freguesia de Cambas, a Cerimónia de Assinatura do Contrato de Financiamento das Obras de Conservação e Restauro da Capela de S. João Baptista (de Cambas)​, no âmbito do Programa “Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva”. A assinatura deste contrato surge na sequência da aprovação de uma candidatura efetuada pelo Gabinete Técnico do Município de Oleiros, pelo que as referidas obras, no valor de 73.000 euros, vão ser financiadas a 70%, numa verba correspondente a 51.100 euros. A intervenção irá ocorrer ao nível do altar-mor e dos quatro altares laterais em talha dourada, das grades do batistério, da pia batismal, do púlpito e de duas telas.

Recorde-se que este templo que chegou a assumir a função de Igreja Matriz até meados do séc. XX, havia sido alvo de obras de conservação ao nível de fachadas e escadaria exterior, paredes interiores e ao nível das suas madeiras, com a reconstrução do teto e do coro. A capela evidencia grande antiguidade e riqueza, realçadas no interior pelo esplendor do espólio que apresenta. Este é o caso dos oito painéis de azulejos moçárabes do séc. XVI, do majestoso altar-mor e quatro altares laterais em talha dourada, das representações de S. João Baptista e S. Sebastião em pedra, do riquíssimo sacrário em talha, do púlpito em madeira policromada rematado na base pela emblemática figura popularmente designada “carranca do púlpito”, já para não falar das imagens de pedra da Santíssima Trindade e de S. Brás ou da emblemática imagem do Sagrado Coração de Jesus.