No passado dia 29 de abril, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Venda ao Domicílio (APCVD) lançou o livro “Uma Associação com história e com raízes no Pinhal Interior” da autoria de Joaquim Silvério Mateus.
José Mendes Antunes, presidente da APCVD, agradeceu a todos os que tornaram este livro uma realidade, nomeadamente à Câmara Municipal que assegurou todos os custos, e também ao Comendador José Santos Marques que foi fundamental para o processo de constituição legal da associação.
Num dia de emoções, os agradecimentos foram também para as famílias e em especial para o pioneiro, José do Carmo Afonso, que esteve presente neste dia memorável para todos os comerciantes de venda ao domicílio.
O Presidente da Câmara Municipal sublinhou o espírito empreendedor que foi necessário principalmente na fundação desta atividade e também o facto de toda esta gente nunca ter esquecido as suas raízes e ter sempre contribuído para a evolução do seu concelho.
Para Fernando Jorge, os prestaneiros não são apenas comerciantes, mas sim pioneiros, visionários, criativos, solidários e verdadeiros trabalhadores incansáveis.
O livro divide-se em três partes, com a descrição histórica das raízes dos associados; as experiências e histórias pessoais dos prestaneiros; e por fim o nascimento e desenvolvimento da APCVD desde a criação desta atividade comercial, à sua formalização e desenvolvimento com todos os eventos e pessoas que têm feito parte deste caminho, originários de concelhos como Oleiros, Proença-a-Nova ou Pampilhosa da Serra.