Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Ateliê do Vinho Callum proporciona workshop

1525793877workshop_vinho_callum

Integrado no âmbito do Ateliê do Vinho Callum e do Mel organizado pelo Município e pela Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira, no passado dia 28 de abril, em Oleiros, realizou-se um workshop subordinado a este vinho histórico, o qual foi conduzido pelo enólogo Pedro Teixeira e se destinou a todos os participantes desta atividade que estivessem interessados em aprofundar os seus conhecimentos enológicos.

Nesta ação os participantes debruçaram-se sobre o vinho Callum e analisaram as suas características organoléticas, tendo o auxílio da Roda dos Aromas.

No final, foi preenchida a Ficha de Prova.

O workshop antecedeu o almoço vínico no qual foi servido, entre outras iguarias, um Entrecosto envinhado em Callum acompanhado com miga de broa.

Estas foram apenas algumas das experiências oferecidas ao longo de uma jornada que pretendeu promover os ativos patrimoniais do território, dando destaque a dois dos seus produtos endógenos: o histórico vinho Callum e o mel.

No caso do primeiro, este provém de uma casta branca autóctone de Oleiros, a qual está associada a vários arcaísmos vitivinícolas que remontam à época medieval.

Por outro lado, possui elevada tolerância à humidade, dando-se junto das linhas de água e trepando sob tutores vivos, facto pelo qual terá resistido à praga de filoxera que no séc. XIX dizimou as videiras da europa.

Por estes motivos é considerada um “tesouro antropológico”, dando origem um “emocionante vinho histórico”.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.