O Ateliê do Zêzere, agendado para o último sábado de julho (dia 28), na freguesia de Cambas, promete ser uma atividade de interesse elevado, valorizando os ativos naturais e culturais do território.
Esta inicia-se com um passeio pedestre interativo, de grau de dificuldade alto, o qual começa na Pisoria, na sede do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural, estando a concentração agendada para as 8:30h.
A organização recomenda que os participantes tragam roupa e calçado adequado. Ao longo do percurso serão recriadas tradições e oferecidas experiências únicas que não deixarão ninguém indiferente e elevam o nível de interesse da ação.
Os participantes inscritos terão direito a almoço, o qual terá lugar na praia fluvial de Cambas, local onde pelas 14:30h ocorrerá a encenação “O antigo quotidiano nas margens do rio, o ancoradouro de Viriato e o porto d´abrigo lusitano”, a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte e aberta a toda a população.
Esta será uma jornada onde não faltará convívio e animação e a partir do final da manhã, haverá kayaks no rio para quem quiser experimentar. Recorde-se que o rio tem uma forte influência na freguesia, cujo topónimo se relaciona com os “câmbios” (voltas) que o mesmo dá nestas paragens, facto que a jusante dá origem aos Meandros do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo existentes no concelho, a par da Garganta do Zêzere, situada a montante, mais precisamente, em Admoço (freguesia de Cambas).
A atividade é promovida pelo Município de Oleiros e pela Junta de Freguesia de Cambas, tendo como parceiro o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural da Pisoria e contando com o apoio do Geopark Naturtejo. Esta integra a iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências”, inserida no projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia.
Os interessados em obter mais informações podem dirigir-se à Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).