Iniciativa recria o porto de abrigo dos Lusitanos
Está agendado para o próximo dia 28 de julho, em Cambas, o “Ateliê do Zêzere”, integrado na iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências”. Organizada pelo Município de Oleiros e pela Junta de Freguesia de Cambas, contando com o apoio do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural da Pisoria, a ação irá contemplar a recriação histórica “O antigo quotidiano nas margens do rio, o ancoradouro de Viriato e o porto de abrigo lusitano”, a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte e a qual terá lugar na praia fluvial de Cambas.
É neste local que se realizará o almoço, após o passeio pedestre interativo onde não faltarão experiências únicas e diferenciadoras.
Recorde-se que a sede desta freguesia deve o seu topónimo às voltas (“câmbios”) que o Zêzere dá nesta zona.
É também na freguesia de Cambas, em Admoço, que existe um dos mais emblemáticos geomonumentos do Geopark Naturtejo, tutelado pela UNESCO, a Garganta do Zêzere.
A atividade integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.
Os interessados em participar podem inscrever-se até ao dia 20 de julho, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).