Atividade “3 dias Bombeiro” atrai futuros bombeiros de Oleiros

1397490854Grupo_3_Dias_Bombeiro_2014

O Núcleo da Juvebombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros realizou pelo segundo ano consecutivo e com grande sucesso, a atividade “3 Dias Bombeiro”. Apoiada pelo Município de Oleiros, Junta de Freguesia Oleiros-Amieira, Pirotecnia Oleirense e demais entidades, a iniciativa decorreu entre os dias 10 e 12 de abril e teve honras de destaque na RTP 1, no Programa Portugal no Coração, num direto realizado na véspera do seu início que pretendeu promover a atividade.

A iniciativa destinada aos jovens entre os 10 e os 16 anos, teve como objetivo principal a angariação de novos elementos num futuro próximo, ao mesmo tempo que pretendeu “incutir o valor do voluntariado nos bombeiros, bem como o gosto pelo seu trabalho, de forma a enraizar o desejo de entrar na Escola de Estagiários, assim que atinjam a idade de admissão”. Durante os 3 dias, os 25 participantes “viveram o dia-a-dia no quartel dos BVO, podendo conhecer as instalações, as viaturas (e a sua utilização em função da ocorrência com que os Soldados da Paz se deparam) e o respetivo equipamento”.

No que se refere aos incêndios florestais, os futuros bombeiros aprenderam a preparar linhas de água para combate a incêndio, assim como praticaram a extinção de um foco de incêndio utilizando um extintor. Em outras áreas, os jovens tiveram a oportunidade de praticar o algoritmo de Suporte Básico de Vida, “aprendendo a identificar uma vítima em paragem cardiorrespiratória e a verificar que com o simples gesto de efetuar uma chamada para o 112, podem vir a salvar uma vida”. Os participantes puderam ainda praticar a realização de corretas compressões torácicas e a colocação da vítima em posição lateral de segurança, mediante a situação em que se podem deparar.

A iniciativa da Juvebombeiro de Oleiros incluiu ainda uma caminhada por diferentes percursos, onde foi colocado à prova tudo o que apreenderam durante esta sua primeira abordagem à vida de bombeiro e no final, houve ainda lugar para uma cerimónia de encerramento, na qual os participantes puderam demonstrar ao público todas as suas apetências.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.