Scroll Top

Augusto de Matos expõe em Oleiros

1342447719expo_pintura_pão

Vai estar patente em Oleiros, de 3 a 31 de agosto, a exposição de pintura “O Pão Nosso de Cada Dia”, da autoria de Augusto de Matos. Numa coletânea de 28 aguarelas, a mostra aborda o ciclo temático do milho, numa odisseia que começa na sementeira e culmina com a típica broa que representava o pão que a cada dia alimentava as gentes da região.

Após um interregno de 8 anos, Augusto de Matos, natural de Oleiros, volta assim a expor na sua terra natal onde já apresentou duas exposições “Oleiros, a Metáfora do Tempo ou um Percurso de Sensações” (em 2002) e “A Balada do Linho” (em 2004).

O autor possui o Curso Técnico da Escola Industrial Marquês de Pombal, em Lisboa, tendo a disciplina de desenho sido uma das dominantes. Passa pelas Finanças e integra, em 1960, o Quadro de Desenhadores da Direção Geral dos Serviços Hidráulicos, em Lisboa, onde adquire vasta experiência no ramo do desenho técnico e arquitetónico.

Em 1962 ingressa nos CTT como Desenhador do Quadro, tendo sido colocado em Castelo Branco, onde organiza o então criado Gabinete de Desenho, na Área de Telecomunicações e desenvolve uma vasta atividade durante 30 anos. Com a criação da Portugal Telecom, chefia o Gabinete de Desenho, cargo que ocupa vários anos, até à data da sua aposentação, em 1992. A partir de então, passa a ter todo o tempo disponível para se dedicar ao desenho e à pintura, suas paixões, realizando diversas exposições.

A par da sua atividade profissional, a autor sempre colaborou com vários engenheiros e arquitetos, desenvolvendo um trabalho de projeto na área da construção civil.

Segundo a crítica, “Augusto de Matos possui a invulgar capacidade de nos transportar para o outro lado do espelho, mediante composições figurativas que, apesar da sua forte vinculação ao realismo, possuem elementos próprios do mundo onírico. Um sentimento de encantamento e de saudade exala da sua obra (…)”. Por todos os motivos, esta será, até ao final do mês de agosto, uma exposição a não perder.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.