Autarcas unidos com o mesmo propósito: O desenvolvimento da região Centro

Segunda Reunião de Autarcas

Realizou-se hoje, 1 de julho, a segunda reunião de reflexão dos autarcas da região Centro no Hotel de Santa Margarida, em Oleiros. Tal como no primeiro encontro, a iniciativa partiu do Presidente do Município, Fernando Jorge, e contou com a presença de autarcas do distrito de Castelo Branco, Coimbra e Leiria, independentemente das suas cores políticas. A troca de ideias fluiu de uma forma positiva, mas o destaque principal foi dado à importância da melhoria das acessibilidades, quer do ponto vista terrestre, aéreo e marítimo.

O edil oleirense começou por afirmar que o objetivo desta reunião informal, tal como a primeira, é o de “ajudar o poder central a perceber aquilo que pode fazer por esta região”, para melhorar a situação dos territórios do Centro, a todos os níveis. “Não estamos aqui para criticar ninguém, mas sim para lembrarmos os governantes da importância que o dinheiro que está a chegar da UE no âmbito do PT2030 e do PRR consiga alcançar o interior e não ficar só distribuído nos grandes meios urbanos. Só conseguimos melhorias estruturantes com estes apoios”, vincou. Uma ideia que foi partilhada por todos os intervenientes.

Para além deste, o grande tema transversal a todos os que optaram por usar da palavra neste encontro (e foram muitos), foi o das acessibilidades. O sonho – que não é uma utopia – de voltar a implementar o chamado “corredor ibérico”, que liga Madrid à Figueira da Foz, foi algo mencionado por quase todos, bem como o IC31 (já em fase de projeto) que virá melhorar substancialmente a ligação terrestre nas Beiras, e a ligação da Covilhã a Coimbra.

Autarcas como José Manuel Silva (Município de Coimbra), Pedro Santana Lopes (Figueira da Foz), Vítor Pereira (Covilhã), António Domingos (Ansião), João Lobo (Proença-a-Nova), Jorge Abreu (Figueiró dos Vinhos), Helena Teodósio (Cantanhede), António Soares (Penamacor), Carlos Miranda (Sertã) e Luis Pereira (Vila Velha de Rodão) mencionaram a importância das acessibilidades – aéreas, marítimas e terrestres – para a captação de investimento privado na região. “Só com a criação de postos de trabalhos é que conseguimos fixar pessoas, mas as empresas só se sentem motivadas a investir se virem que lhes são proporcionadas as condições necessárias para tal”, dando depois exemplos concretos de situações que se passaram nos seus respetivos concelhos, com o interesse de investidores internacionais.

Após estas intervenções aconteceu um debate, onde se salientou a relevância do porto da Figueira da Foz para todos os Municípios do Centro e a ideia da construção de um aeroporto no centro do país, que gerou um consenso total, mas o Presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha, não perdeu a oportunidade para deixar uma mensagem, com a qual todos se conseguiram relacionar, assumindo mais dificuldades e preocupações nos municípios do Interior do país. A falta de mão-de-obra foi também um tema abordado e é um problema transversal que condiciona a tomada de decisão de investidores.

Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, lançou um repto que pareceu ter sido aceite por todos: “Que a próxima reunião dos municípios do centro da região Centro, do eixo Idanha-a-Nova – Figueira da Foz, se transforme num Fórum, alargado a Comunidades Intermunicipais e outras entidades de cariz público, com uma ordem de trabalhos bem definida”, disse, para que estes primeiros passos da união de vontades de uma região consigam alavancar, ainda mais, os seus desígnios.

Para além dos autarcas já mencionados, estiveram presentes e intervieram os autarcas dos seguintes municípios: Góis, Idanha-a-Nova, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penacova, Vila de Rei.