Autarquia dispõe de duas Unidades Móveis de Saúde

1407842094UMS

O Município de Oleiros dispõe atualmente de duas viaturas que funcionarão como Unidades Móveis de Saúde. Uma delas foi adquirida pela autarquia e a outra oferecida pela empresa Medisigma. Estas viaturas destinam-se ao apoio domiciliário e irão prestar cuidados básicos de saúde às populações, resultado de uma parceria entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde e prevê-se que esteja no terreno já em setembro. Nestas Unidades Móveis vai ser possível efetuar consultas médicas presenciais e não presenciais, rastreios e levantamento de receitas ou medicamentos. Nelas viajará uma enfermeira que fará rastreios e o levantamento de necessidades médicas, apresentando relatórios diários na Unidade Local de Saúde e na Câmara Municipal. Segundo Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal, “nesta parceria, a autarquia fornece alguns meios e define os trajetos e o Centro de Saúde de Oleiros coloca a parte técnica a funcionar”. Na sequência dos relatórios emitidos, irá deslocar-se um médico às aldeias, naquilo a que a autarquia chama de “medicina de proximidade”. Em vez de os doentes se deslocarem ao Centro de Saúde, é o médico que vai às aldeias.

 

Também como forma de facilitar ainda mais a vida aos doentes que não têm qualquer possibilidade de se deslocarem à sede de concelho e que necessitem apenas de medicação certa, estes poderão fornecer os seus dados para que o responsável da unidade móvel vá ao centro de saúde, recolha a receita e a entregue ao doente ou leve os medicamentos da farmácia. “Estas consultas não presenciais vão impedir o entupimento do centro de saúde e melhorar a qualidade de vida dos doentes”, referiu ainda Fernando Jorge. O âmbito do projeto inicial vai ser ainda alargado com a valência de apoio psicológico, uma vez que naquela unidade viajará uma pessoa com formação na área que dará apoio a pessoas enlutadas ou com outro tipo de dificuldade.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.