Beira Baixa sob Perspetiva inaugura esta sexta-feira em Oleiros

1547651906Manta_Ermelinda_Cargaleiro

A terceira etapa da exposição Beira Baixa sob Perspetiva chega a Oleiros no próximo dia 18 de janeiro e estará patente ao público até 19 de março, no Posto de Turismo Municipal. “Com um novo território, um novo tema.

Partindo da ideia de sacralidade feminina, pergunta-se: o que há de sagrado no feminino? O que há de transcendente nos objetos expostos? As peças que acompanham a seleção fotográfica de Pedro Martins e Valter Vinagre e a instalação sonora de Filipe Faria são absolutamente comuns.

Porém, numa apresentação aparentemente simples, pede-se ao visitante não para olhar com os olhos na sua simplicidade, mas para ver mais fundo, procurar o seu significado para quem os possuiu e usou.

Que significado tiveram estes objetos na vida destas mulheres? Podem estes objetos refletir a sacralidade da vida feminina?”

Recorde-se que este projeto expositivo se reparte em seis momentos, tendo percorrido os concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

Depois da passagem por Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e das respetivas abordagens, através da noção do intangível – o som dos lugares –  e do ciclo de produção do azeite – a dimensão estética do funcional -, Oleiros acolherá o terceiro momento, destacando a dimensão transversal da mulher.

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, o qual é promovido pela CIMBB e Municípios integrantes, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu (FEDER) / Portugal 2020/Centro 2020.