Cabrito Estonado de Oleiros candidato a Maravilha Gastronómica

O Cabrito Estonado de Oleiros vai ser candidatado às 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, de forma a fazer justiça a este prato de renome da gastronomia nacional. Falar desta especialidade é remeter para a genuinidade da cultura popular e para as cozinhas das populações deste concelho beirão. Confeccionada exclusivamente em Oleiros, desde tempos ancestrais, pretende-se que esta Maravilha se posicione no patamar que merece. O concurso prolonga-se até Setembro, altura em que serão divulgados os sete finalistas. Esta é uma iniciativa conta com o apoio do Ministério da Agricultura, da Secretaria de Estado do Turismo e da RTP.

Assim, a partir de Março o site www.7maravilhas.pt vai estar disponível para a votação das melhores especialidades nas categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces, começando a partir daí a serem seleccionados os bens gastronómicos. Uma fase posterior, um painel de 70 especialistas irá escolher os 70 pratos pré-finalistas e desses, 21 figuras irão ser convidadas a escolher as 21 maravilhas que irão dar origem às 7 finalistas.

Relembra-se que dentro da categoria das carnes, na qual se insere o Cabrito Estonado de Oleiros, este prato resulta do abate de pequenos ruminantes (no caso, gado caprino), os quais se encontram em regime extensivo ou semi-extensivo, sendo uma iguaria que provém de uma carne associada a épocas festivas e dando origem a um prato com especificidade reconhecida que marca a identidade do concelho de Oleiros.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.