Cabrito Estonado é cinco estrelas!

1586626494Design_sem_nome

O Cabrito Estonado de Oleiros acaba de ganhar pela primeira vez, o prémio Cinco Estrelas Regiões 2020. Este prémio avalia produtos, serviços e marcas que em 2020 foram considerados pelos consumidores portugueses como extraordinários, realmente Cinco Estrelas. O elevado nível de exigência da metodologia Cinco Estrelas destacou assim 119 vencedores, entre as 952 marcas avaliadas organizadas em 171 categorias.

De acordo com a organização, o Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

Através de uma votação nacional, que contou com 313 450 participantes, os portugueses identificaram, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis.

O suculento e estaladiço Cabrito Estonado de Oleiros conta anualmente por altura da Páscoa com um Festival onde – aliado ao Vinho Callum – junta centenas de pessoas de todos os pontos do país para provar esta iguaria. Este ano, o Festival foi cancelado dado o contexto atual do Estado de Emergência, devido à pandemia de Covid-19. O Município encara pois esta distinção não só como um reconhecimento mas também como um incentivo para que o Festival se volte a realizar no próximo ano, e para que possamos retomar – Município/restauração/produtores – o trabalho de dignificação deste que é um marco na gastronomia regional e nacional.

A organização do prémio adianta que este ano não se irá realizar a habitual Cerimónia de Entrega dos Prémios, tendo em conta a atual conjuntura em Portugal e no Mundo.