Com um percurso de assumida melhoria, o Município continua a trabalhar para impulsionar a restauração oleirense com um programa cultural que enriquece o evento.
A lotação esgotou mais uma vez para provar o afamado cabrito assado em forno de lenha com a pele, e por isso “estonado” e não “esfolado”.
Nesta edição o Vinho Callum ganhou um novo impulso, com o I Encontro de Produtores de Vinho Callum do Concelho de Oleiros que reuniu cerca de 35 produtores em conjunto com o enólogo, Pedro Teixeira, e com Sérgio Nunes, impulsionador de um projeto de implementação desta casta no nosso concelho.
Em ambiente de convívio esclareceram-se dúvidas e sobressaiu a vontade geral de aumentar a produção deste Vinho.
Culturalmente o Festival voltou a destacar-se por aliar música, animação, tradições e conhecimento.
Nos cinco de dias de Festival, passaram pelo palco: Mr Jones Acústico, Senza com a participação especial de Rão Kyao, e ainda o Baixinho do Fado.
As Tunas voltaram a ter uma noite exclusiva com a presença do Coral Quecofónico do Cifrão e ainda da Desertuna.
A animação de rua contou com os gaiteiros Carriços e com o grupo de percussão tradicional Chibatas.
As tradições mantiveram o habitual destaque, com casa cheia para ver o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e o Grupo de Danças e Cantares do GAIO.
De realçar a grande afluência de participantes na Oficina de Produção de Queijo de Cabra, conduzida por Conceição Barata.
A transmissão de conhecimentos baseada no saber-fazer demonstra ser um fator importante para os visitantes, que tiveram a oportunidade de levar para casa o seu próprio queijo.
Ainda na gastronomia o chefe André Ribeiro explicou o que fazer “Depois do Cabrito Estonado” perante uma plateia repleta.
Empadas, croquetes, bolinhas de arroz de miúdos entre outros petiscos, fizeram as delícias dos presentes e demonstraram a versatilidade de uma carne tão rica como a de cabrito.
No recinto do evento era ainda possível adquirir artesanato, licores, bolos tradicionais, filhós, vinho callum e produtos regionais, disponíveis para venda e para consumo nas tasquinhas presentes.
Sob o lema “Breath and Taste / Prova e Inspira Beira Baixa”, o Festival do Cabrito Estonado e Vinho Callum é organizado pelo Município de Oleiros e realiza-se no âmbito do Projeto Âncora de Animação do PROVERE BEIRA BAIXA: TERRAS DE EXCELÊNCIA, cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).