Câmara Municipal atribui Medalha do Município a Américo Pereira de Almeida

Realizou-se no passado Sábado, dia 26 de Novembro, na Casa da Comarca da Sertã (CCS), em Lisboa, um almoço de homenagem a algumas figuras regionalistas dos municípios de Sertã, Vila de Rei, Proença e Oleiros. No final do almoço regional, a Câmara Municipal de Oleiros aproveitou para reconhecer a obra regionalista de Américo Pereira de Almeida e o Presidente da CM de Oleiros, José Santos Marques, numa intervenção de reconhecimento pela pessoa e obra deste regionalista (ausente da sala por motivos de saúde, mas representado pelo seu filho) lembrou o empenho e papel importante que o homenageado dedicou à causa da construção da Ponte sobre o Zêzere, que hoje é conhecida por “Ponte de Álvaro”.

Recorde-se que nessa altura era então Santos Marques Vereador da Câmara e Fernando Luís (já falecido), Presidente. O autarca de Oleiros atribuiu ao homenageado um excelente trabalho na defesa da construção da ponte “pois deslocava-se ele frequentemente aos Ministérios sempre acompanhado de pessoas da Comissão, inclusive representantes da Pampilhosa da Serra. Foi uma obra que marcou, que ficou e é muito útil”, realçou o autarca. Lamentando a situação de pouca saúde do homenageado e salientando o seu exemplo de empenho, e carácter regionalista, disse que naquele momento ia entregar ao filho a Medalha do Município, por isso ter sido deliberado em reunião de Câmara. Assim foi feito.

Perante um salão repleto de pessoas, a cerimónia de homenagem finalizou com a entrega de placas comemorativas da homenagem, por parte do Presidente da Direcção da C.C.S., Eng. Pedro Amaro, a três dos homenageados e ao filho de Américo de Almeida.