Campanha ‘Dê troco a quem precisa’ angariou 35.750,07 euros

1579018553IMG_20191217_140649

A edição de dezembro da campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Dignitude, no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento – cujo lançamento regional ocorreu na Farmácia Garcia Guerra, em Oleiros -, angariou 35.750,07 euros. A totalidade dos 52.840 donativos feitos pelos portugueses nas 700 farmácias aderentes à iniciativa (22 das quais no distrito de Castelo Branco) vai ser integrada no Fundo Solidário abem, o qual é utilizado exclusivamente para comparticipar medicamentos a quem mais precisa. Segundo Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oleiros – uma das oito entidades referenciadoras do distrito -, esse é um dos aspetos que faz desta uma ação bastante generosa e meritória. Recorde-se que Oleiros foi o primeiro concelho do distrito a aderir a esta iniciativa e que chegou a ter cerca de 1000 beneficiários, no pós-incêndios de 2017, quando este programa foi temporariamente alargado e para além das pessoas carenciadas, beneficiou também todas as pessoas afetadas por aquela calamidade.

Recorde-se que a campanha, a quinta promovida por aquela associação desde a sua génese, decorreu entre 17 e 25 de dezembro de 2019, convidando os portugueses a doar o troco resultante das compras efetuadas nas farmácias ao Fundo Solidário abem. Este fundo é inteiramente aplicado na aquisição dos medicamentos dos beneficiários da Rede que são já 11.809 em todo o país, 1270 dos quais no distrito de Castelo Branco. Desde o início do Programa abem, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 20.015 embalagens de medicamentos no distrito.