Candidaturas abertas para apoio aos agricultores

Acripinhal Ilustrativa

Termina na próxima sexta-feira, 13 de janeiro, o prazo de candidaturas ao IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas para apoios aos agricultores e produtores de animais com prejuízos decorrentes dos efeitos económicos da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Dada a complexidade das condições exigidas para cada sector, a Acripinhal (Associação de Criadores Ruminantes do Pinhal) está disponível para apoiar os agricultores da região na submissão das candidaturas.

A guerra está a ter fortes impactos nas relações comerciais externas da União Europeia, gerando perturbações económicas no sector agrícola, ao nível do aumento dos preços dos fatores de produção, particularmente da energia, fertilizantes e alimentos para animais. Esta situação cria, diz a direção daquela associação, “problemas de liquidez e colocando em risco a continuidade das atividades agrícolas e das pequenas empresas ativas na transformação, comercialização ou desenvolvimento de produtos agrícolas”.

A União Europeia definiu uma medida específica para a concessão de apoio temporário excecional ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), que estará disponível para culturas arvenses, hortofrutícolas, vinha, olival, e ovinos e caprinos.

Consulte mais informações aqui.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.