Termina na próxima sexta-feira, 13 de janeiro, o prazo de candidaturas ao IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas para apoios aos agricultores e produtores de animais com prejuízos decorrentes dos efeitos económicos da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Dada a complexidade das condições exigidas para cada sector, a Acripinhal (Associação de Criadores Ruminantes do Pinhal) está disponível para apoiar os agricultores da região na submissão das candidaturas.
A guerra está a ter fortes impactos nas relações comerciais externas da União Europeia, gerando perturbações económicas no sector agrícola, ao nível do aumento dos preços dos fatores de produção, particularmente da energia, fertilizantes e alimentos para animais. Esta situação cria, diz a direção daquela associação, “problemas de liquidez e colocando em risco a continuidade das atividades agrícolas e das pequenas empresas ativas na transformação, comercialização ou desenvolvimento de produtos agrícolas”.
A União Europeia definiu uma medida específica para a concessão de apoio temporário excecional ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), que estará disponível para culturas arvenses, hortofrutícolas, vinha, olival, e ovinos e caprinos.
Consulte mais informações aqui.