Capela de Santo António

LOCAL: Oleiros

Coordenadas GPS: 39º54’23’’N 7º53’57’’W

Situada na margem direita da Ribeira da Lontreira, num local bastante pitoresco, esta capela possui uma arquitetura harmoniosa. No interior encontram-se as imagens do seu padroeiro, de S. Francisco e de S. Bernardino.

Antigamente, os povos costumavam oferecer ao Santo muitas cabeças de gado, facto referido nos capítulos das Visitas da Ordem de Malta dos anos 1654 e 1661. No capítulo da Visita de 1692, é referido que é mandado guardar o dia da sua festa. Na obra Memórias da Villa de Oleiros, em 1881, era escrito que

“da vila a esta capela é um longo passeio de mais de um quilómetro por caminho plano, com vistas aprazíveis. É um sítio delicioso pela sua amenidade e excelente água potável”.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.