Capela do Espírito Santo

LOCAL: Oleiros

Coordenadas GPS: 39º55’10’’N 7º54’52’’W

Consta que seja a capela mais antiga de todas as que existem na vila, havendo registo de 1639. Destaque para o altar-mor em talha pintada a rosa, branco e dourado, dividido por quatro colunas, as quais possuem cada uma um arcanjo na base e sendo as duas do interior ornadas por querubins. Na nave da capela, realça-se uma pintura a óleo sobre a tela oval, emoldurada, atribuída muito provavelmente ao século XVIII, onde está representada a descida do Espírito Santo sobre Maria, Mãe de Jesus.

No exterior existe um alpendre aberto por três arcadas de volta perfeita. Por cima da porta de entrada encontra-se um painel figurativo de azulejos representando o “Pentecostes”. Neste painel do século XX consta a inscrição “Assíduos à oração com Maria Mãe de Jesus, todos foram repletos do Espirito Santo” (Act.Cap.II).

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.