Capela e Igrejas em Álvaro

Capela de São Sebastião

Coordenadas GPS: 39º58’39’’N 7º58’29’’W

Uma escadaria central dá acesso ao alpendre, onde é possível vislumbrar, assente sobre as retas cantarias de granito da porta principal, um nicho de madeira com um Cristo Crucificado em pedra policromada. A capela tem apenas um altar de talha policromada, datado do século XVIII, onde quatro anjinhos como que sustêm a cimalha do altar com a cabeça, levando uma das mãos a apoiá-la, enquanto a outra cruza sobre o peito – um gesto característico das mulheres que, vindas da fonte, seguram os cântaros à cabeça.

No altar, o painel mostra os dois santos fundadores das Ordens Mendicantes: S. Francisco, vestido de burel e recebendo os estigmas, e S. Domingos, de túnica e escapulário brancos, e capa negra, segurando na mão direita o báculo e na mão esquerda as Sagradas Escrituras.

capela de nossa senhora da nazaré - álvaro (1)

Capela de Nossa Senhora da Nazaré

Coordenadas GPS: 39º58’32’’N 7º57’55’’W’

Na Praça da Misericórdia, logo abaixo da Igreja Matriz encontra-se esta Capela com o seu pequeno oratório encastrado na correnteza de casas que formam o lado Norte da rua.

Foi administrada pela Misericórdia, e ainda é possível descobrir as imagens de Nossa Senhora, no altar-mor, e duas imagens antigas de grandes dimensões, que representam São João e a Verónica, esta segurando o pano com que limpou o rosto de Cristo a caminho do Calvário.

Capela de Santo António

Coordenadas GPS: 39º58’36’’N 7º58’05’’W

Situada no local do antigo castelo, é um edifício do século XVII, alpendrado, com uma única nave rematada em cúpula que foi sujeita a reformas sucessivas. À entrada, uma pequena pia de água benta é protegida por uma tampa em talha dourada. Possui apenas uma imagem, a de Santo António com o Menino.

No interior, um retábulo simples, representando várias fiadas de anjinhos, encima as colunas e delimita espaços. Em seu redor estão três quadros a óleo sobre tela, provavelmente do mesmo século: o Sagrado Coração de Jesus, o Sagrado Coração de Maria e ainda uma pintura representando a Virgem Maria

Capela de São Pedro

Coordenadas GPS: : 39º58’40’’N 7º58’29’’W

A cerca de dois quilómetros da aldeia de Álvaro, esta capela é do século. XVII e outrora local de romaria. Um pouco antes da capela encontra-se uma alminha em honra de São José, mandada fazer por José Fernandes, em 1943.

n sra da consolação (1)

Capela de Nossa Senhora da Consolação

Coordenadas GPS: 39º58’51’’N 7º57’21’’W

No cimo de um monte, com vista para a freguesia de Álvaro, encontra-se esta capela. Reza a lenda que a imagem desta santa foi encontrada na Portelinha (Gaspalha) e levada para outro local tendo no entanto, regressado à sua origem. Este feito repetiu-se três vezes até que, no século XVI, foi construída uma capela em sua homenagem, sendo uma das mais importantes da freguesia. Prima pela simplicidade, com paredes caiadas, teto azul e apresenta ao centro o seu altar em talha dourada, envolvendo a imagem de Nossa Senhora da Consolação.

Esta imagem, por ser a mais antiga e consequentemente a mais valiosa, apenas é presente no dia da celebração da eucaristia. Para colmatar esta ausência durante todo o ano, a população mandou realizar uma pintura em azulejo que fica permanentemente exposta. Outra imagem que faz parte da arte sacra deste templo é uma cruz de Cristo apoiada numa base, simbolizando o Monte do Calvário – local de crucificação de Jesus.

Capela de São Gens

Coordenadas GPS: 39º58’33’’N 7º57’49’’W

Pequena capela de planta retangular, com frontaria orientada a poente e portal ladeado por dois óculos quadrilobados. Retábulo simples (séc. XIX) representando o patrono da capela. Imagem de S. Martinho, em madeira e imagem de sacerdote, em madeira, provavelmente S. Vicente de Paula.

Antigamente era aqui que o Bispo fazia a mudança de roupa e descia a rua acompanhado pelo povo, existindo no seu interior uma imagem do mesmo.

Igreja Matriz de Álvaro

Coordenadas GPS: 39º 58’33” N 7º 57’ 57” W

A Igreja Matriz, de raiz medieval, foi totalmente reconstruída em 1820, tornando-se num templo amplo com cinco altares. Na capela-mor encontra-se um retábulo do século XIX, simples, com a imagem central de Cristo Crucificado, e de cada lado, em nichos, as imagens de S. Tiago e de S. João Baptista. Os altares laterais em talha dourada, do século XVIII, situam-se no corpo da igreja, dois de cada lado do arco-cruzeiro, e outros dois inclusos nas paredes laterais.

Vê-se ainda o Altar do Sagrado Coração, tendo em baixo uma imagem antiga de Nossa Senhora. O altar junto ao arco-cruzeiro é de invocação ao Espírito Santo.

Sobre o altar destaca-se também um sacrário renascentista de calcário. Do lado oposto ao arco-cruzeiro, encontram-se o Altar de S. José, onde também é possível ver uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, e o Altar de S. Miguel que, além da imagem do Anjo a segurar uma Cruz, tem ainda uma outra de Santa Teresinha do Menino Jesus. Na capela resiste ainda a Pia Batismal, antiga, com uma concha de granito lavrada em forma de um canelado, assente sobre uma base. Junto das principais portas da Igreja, duas das pias de água benta têm gravada a cruz da Ordem de Malta.

Esta Igreja é classificada como Imóvel de Interesse Público.

Igreja da Misericórdia de Álvaro

Coordenadas GPS: 39º 58’32” N 7º 57’56” W

Classificado como Imóvel de Valor Concelhio, edificado nos finais do século XVI, princípios do século XVII, evidencia uma certa influência do período Filipino, nomeadamente na decoração do teto e nos ainda existentes, painéis da Via-Sacra. A capela tem uma só nave, separada da capela-mor por um Arco Cruzeiro de pedra.

Aqui existem algumas das figuras religiosas mais interessantes do espólio: um Cristo Morto com as Santas Mulheres e S. João Evangelista. Para além do altar em talha dourada e do teto de caixotões, a capela-mor apresenta-se com duas figuras esculpidas em pedra de Ançã, representando José de Arimateia e Nicodemos. Existe ainda uma imagem do Senhor dos Passos e um belo altar em talha dourada.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.