Capela Nossa Senhora da Saúde – Rabaças

Capela Nossa Senhora da Saúde – Rabaças

Coordenadas GPS: 39º58’11’’N 7º51’39’’W

É neste local que corre a romaria anual, sempre no segundo domingo após a Páscoa. A Senhora da Saúde tornou-se particularmente culta a partir do século XVI, atribuindo-lhe a cura miraculosa de vários surtos de pestes ocorridos em Portugal.

Em sua honra, nas povoações curadas construíram igrejas ou dedicaram velhas capelas já existentes. A capela de Rabaças foi edificada em 1919. Ao nível da fachada, destaque para o campanário frontal em pedra no qual se encontra suspenso o sino, onde se pode ver o ano 1927, oito anos após a construção da capela. Nesta capela, uma referência para o Cristo Crucificado e para a mesa do altar em mármore de duas qualidades.

A ladear o arco, encontram-se as imagens da padroeira, Nossa Senhora da Saúde e de São Paulo. Destaque ainda para a Sagrada Família e os quadros que integram uma Via-Sacra. Na Sacristia encontra imagens de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e de São Joaquim. O santuário possui uma envolvente bucólica que transmite a tranquilidade do lugar.

No altar, o painel mostra os dois santos fundadores das Ordens Mendicantes: S. Francisco, vestido de burel e recebendo os estigmas, e S. Domingos, de túnica e escapulário brancos, e capa negra, segurando na mão direita o báculo e na mão esquerda as Sagradas Escrituras.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.