Capelas em Orvalho

Igreja Matriz Orvalho (2)

Igreja Matriz do Orvalho

Coordenadas GPS: 40º01’20’’N 7º47’26’’W’

A primeira Igreja Matriz (Igreja Velha) situava-se onde hoje se ergue a Torre do Relógio com o campanário de Nossa Senhora de Fátima. Foi o reverendo Padre Tomás D’Aquino Vaz D’Azevedo quem começou a sentir necessidade de um novo templo.

A atual igreja, dedicada a São Bartolomeu, data de 1939. O altar-mor é todo em talha dourada, destacando-se ao centro a representação do Bom Pastor, ladeada pelas imagens do padroeiro São Bartolomeu e de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Igreja Matriz Orvalho (1)

Os altares laterais ao arco de cruzeiro são também em talha dourada e dedicados a Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo. Nas paredes laterais do corpo da igreja, situam-se dois altares góticos provenientes da Igreja Velha. No do lado esquerdo, evidencia-se uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, ladeada pelas imagens de São José e da Imaculada Conceição. O altar gótico do lado direito destaca a imagem de Santa Filomena, ladeada pelas imagens de São Domingos e de Santa Luzia.

Ao longo das paredes laterais deste templo encontram-se ainda as imagens de Santa Beatriz da Silva e de São Francisco Xavier. Ao fundo do templo, podem ainda contemplar-se dois altares em talha dourada: o altar de Nossa Senhora de Fátima e o altar das Almas. Na fachada pode ver-se o lambril de granito e o vitral onde estão representadas a cena da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora e as figuras de Santo António e do padroeiro S. Bartolomeu.

Capela da Nossa Senhora da Confiança

Coordenadas GPS: 40º01’02’N 7º47’51’W

Em 1914, a 1º Guerra Mundial chegou ao Orvalho através da ordem de mobilização da juventude. Em desespero, a população depositou toda a sua esperança na religião, pedindo auxílio e proteção com a promessa de erguerem uma capelinha branca, no chamado cabeço das cruzes.

A Grande Guerra acabou sem que alguém tivesse perdido a vida e a Freguesia do Orvalho em 1920 erguia a Ermida consagrada a Nossa Senhora da Confiança. É frequente alguns noivos irem oferecer à Senhora da Confiança o seu ramo de noiva, implorando felicidade e proteção.

senhora da confiança - orvalho
Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.