Igreja da Misericórdia de Oleiros

Igreja da Misericórdia de Oleiros

Coordenadas GPS: 39º 55’ 2”N 7º 54’50”W

Construída no século XVI, no reinado de D. Manuel I, é considerada como Imóvel de Interesse Público. Na fachada podemos observar a data 1714 que indica, provavelmente, o ano em que foram concluídas as obras de reconstrução. Nas duas fachadas da Igreja (principal e alçado Sul), situam-se dois altares exteriores que servem de “estações” por ocasião da vivência processional dos Passos. A fachada principal exibe um nicho em pedra contendo uma representação do Senhor dos Passos. A entrada desta Igreja é antecedida pelo popularmente designado “adrinho”, o qual se encontra murado com cercadura em ferro e é revestido por pequenas pedras roladas da ribeira.

O interior da Igreja é composto de uma nave, cujo teto se encontra revestido de sóbrios caixotões de madeira policromada, a qual está separada da capela-mor por um arco cruzeiro em pedra. Na boca do camarim do altar-mor, encontra-se um impressionante quadro a óleo sobre tela, datado 1812, o qual representa a Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. Esta obra é exibida apenas em determinadas alturas, encontrando-se resguardada no interior do altar, na restante parte do ano. Aqui encontram-se recolhidas as imagens, em tamanho natural, de S. João Evangelista, Nossa Senhora das Dores, Senhor dos Passos e o Senhor Morto.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.