Igreja Matriz da Amieira
Coordenadas GPS: 39º58’50’’N 7º54’45’’W
A ladear a fachada sóbria desta igreja, que evidencia um vitral de verga reta quadrado, encontra-se uma torre quadrangular, onde se alojam os sinos, a qual é encimada por uma caravela a entroncar numa cruz, ambas em ferro.
O templo tem como orago S. Francisco de Assis, cuja imagem mais antiga se encontra na sacristia, juntamente com uma imagem recente de Santo António. Ao nível do interior destaca-se o altar-mor com a sua elegante talha.
É no altar-mor que se encontram as imagens do padroeiro São Francisco de Assis e de Nossa Senhora de Fátima, as quais estão a ladear um quadro a óleo sobre tela da autoria de Abel Ferreira.
A obra data de 1953 e representa o Bom Pastor. A ladear o arco de cruzeiro de granito, situam-se dois altares laterais, também eles em talha, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e a Santo António. Ao nível do corpo deste templo, realça-se o chão da entrada, revestido a lajes de xisto, assim como a pia batismal em granito, situada do lado esquerdo.
As paredes da igreja são parcialmente revestidas a azulejos e é nelas que se encontram os quadros da via-sacra. O teto é revestido a madeira e dele sobressai um candelabro de vidro