Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Igreja Matriz do Mosteiro

Igreja Matriz do Mosteiro

Coordenadas GPS: 39º53’44’’N 7º57’45’’W

A Igreja de N. Sra. da Vitória, datada de 2010 é, provavelmente, a quarta igreja a ser construída naquele local.

Uma freguesia com motivos históricos associados à existência de um mosteiro da ordem beneditina, que seria do século VII, onde estaria associada uma imponente igreja como demonstram as altas colunas, hoje existentes na Igreja Matriz de Oleiros.

Sendo a mais recente igreja construída no concelho de Oleiros, pode-se observar um monumento moderno com linhas sóbrias e direitas.

Do seu lado esquerdo podemos observar uma pintura, em azulejo, da igreja antiga rodeada pelos pilares que, outrora, pertenciam ao seu arco na parte frontal do altar.

Subindo a escadaria, dirigimo-nos ao interior deste local que nos surpreende com a sua amplitude e luminosidade natural. Olhando para o altar de mármore, com a cruz de Cristo ao centro, vislumbra-se a Nossa Senhora da Vitória, imagem construída em 1472 e que celebra a sua festa no 1º domingo de setembro com uma missa seguida de procissão pelas ruas do centro da freguesia.

A pia batismal e o altar lateral, em madeira de castanho, de tons rosados e talhado em dourado, pertenciam à igreja anterior a esta, do século XVI. Aquando da sua demolição, foi encontrado um rosto esculpido na retaguarda de uma pedra posicionada por cima da porta da entrada principal.

Estima-se, pelas inscrições romanas aí presentes, que possa ser uma escultura do século I, tratando-se, porventura, de uma lápide funerária. De ressalvar, ainda, que esta igreja foi inaugurada por sua Ex.ma Rev.ma D. Antonino Dias, Bispo desta diocese, em 18 de maio de 2013.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.