Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Igreja Matriz do Sobral

Igreja Matriz do Sobral

Coordenadas GPS: 39º56’50’’N 7º45’15’’W

A igreja foi edificada em 1806, sendo o seu orago São João Baptista. A atual matriz, inaugurada no ano de 1969 pelo bispo da Diocese D. Agostinho Lopes de Moura, situa-se num local elevado e aprazível.

A fachada do edifício, com uma torre sineira do seu lado direito, impressiona pela sobriedade e imponência, sendo toda revestida a xisto da região. Na entrada desta igreja, do lado esquerdo do pórtico interior em madeira, situa-se uma capela dedicada a São João Baptista.

Nela estão alojadas as imagens do seu padroeiro, de Santa Filomena e de São Pedro. Ao nível do altar-mor, destaca-se a existência de um Cristo Crucificado, situado por cima do sacrário.

Este altar caracteriza-se pela conjugação de vários elementos como o xisto da parede em harmonia com o painel de cimento pintado, o granito do chão e da pia batismal ou as janelas que lhe conferem bastante amplitude. É nele que se situa a interessante imagem de Nossa Senhora do Carmo, assim como a de Nossa Senhora de Fátima, de Nossa Senhora da Conceição e do Sagrado Coração de Jesus.

Possui mais duas capelas laterais: do lado direito situam-se as imagens de Nossa Senhora das Dores e de São Sebastião; e do lado esquerdo as imagens de São João Evangelista e de Santa Goretti.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.