Censos 2011 estão à porta

É já no dia 7 de Março que tem início a distribuição dos inquéritos, ou seja, arranca o “momento censitário” que decorrerá durante os meses de Março e Abril. A recolha destes inquéritos procede-se depois a partir do dia 21 de Março, tendo estes de estar totalmente recolhidos até ao dia 24 de Abril. Os Censos 2011, nome que se dá a este “momento”, são promovidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, com o objectivo de recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional e a resposta é obrigatória por Lei. Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários. Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados. Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção (nunca ocorrida) ser processados civil e criminalmente.

Os Censos 2011 apresentam uma novidade: a resposta pela Internet, e-censos. Nesse caso a resposta aos questionários pode ser dada pela Internet e não apenas através do tradicional preenchimento em papel. Assim, todas as residências são contactadas, por um recenseador, para entrega da documentação relativa à operação: os questionários em papel e um envelope fechado, contendo os códigos de acesso para a resposta segura pela Internet. A documentação é deixada na caixa do correio, no caso de os moradores se encontrarem ausentes. Se optar por responder pela Internet o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado por sms de que a sua resposta já foi dada. Caso opte por preencher os questionários em papel, o recenseador voltará à sua residência para recolhê-los.