As novas instalações do Centro de Saúde de Oleiros, em funcionamento desde Novembro, foram inauguradas no passado dia 19 de Janeiro, com a presença da ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge.
A falta de médicos e de equipamentos essenciais foram alguns dos alertas deixados pelo presidente da Câmara, José Marques. “A vinda de recursos humanos para Oleiros é uma urgência. Há três extensões de saúde que não funcionam por falta de médicos”, disse.
Na ocasião, também a manutenção do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Oleiros foi referida e segundo o autarca “o impensável encerramento do SAP inquieta-nos e poderá definir um quadro alarmante (…) num concelho onde o modelo de desenvolvimento aposta na fixação de população e em áreas como o turismo, toda a estratégia fica comprometida se não houver a garantia de cuidados de Saúde básicos”.
A ministra da Saúde respondeu dizendo que em 2014/2015 haverá médicos suficientes para que a maioria dos portugueses tenha médico de família. “Com o aumento do número de alunos que entrou nas universidades e dos cursos existentes, será possível que em 2014/2015 possamos ter um número de médicos suficientes que nos permita atribuir médico de família à maioria dos portugueses”, referiu. A ministra disponibilizou-se ainda para reunir com o autarca de modo a encontrarem uma solução para os problemas apresentados. Após uma visita às instalações, seguiu-se um beberete de convívio entre todas as entidades presentes.